Mirada 2022
SESC SANTOS
↣
2022
↣
SESC SANTOS ↣ 2022 ↣
-
A fim de propiciar trocas, refletindo sobre heranças comuns e identidades particulares, o MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas – surgiu em 2010 com o objetivo de apresentar experiências cênicas dos países da América Latina, Espanha e de Portugal, favorecendo diálogos entre seus criadores e apresentando ao público algumas de suas produções. Em 2022, após interrupção ocasionada pela pandemia, o evento retorna ao âmbito presencial, compartilhando espetáculos, propondo encontros e atividades formativas.
O projeto de identidade visual e o projeto gráfico de diferentes aplicações (site, catálogo, mídias sociais e impressos em geral) disponibilizam informações sobre sua programação, tão extensa quanto heterogênea, apresentando informações gerais e específicas para um público bastante variado. Além disso, apresenta o festival institucionalmente, em toda sua magnitude, dispondo da produção textual produzida durante o festival, instrumentalizando a imprensa e os agentes de comunicação de variados países. Numa dimensão simbólica, também celebra a sobrevivência e a resistência: com todas as dificuldades que se somaram àquelas já enfrentadas desde antes da pandemia no Brasil, quando editais e programas de fomento e incentivo à produção das artes cênicas diminuíam, o teatro permaneceu vivo e relevante. -
O projeto gráfico de todas as peças dessa edição reverbera escolhas feitas anteriormente, na atualização da identidade visual do festival. Nesse processo, a decisão de preservar a chave presente na marca original do evento, de autoria da designer Noris Lima, se deu pela constatação de que o símbolo ainda carregava camadas de significado bastante relevantes e pertinentes. Seu formato relaciona-se com o movimento do mar, por ser Santos a cidade que sedia o festival e sintetiza o espaço de encontro de diferentes povos em seu porto. Da mesma maneira, é possível verificar certa semelhança entre a chave e o enquadramento do proscênio (a versão mais conhecida da moldura lateral da boca de cena, definida por cortinas abertas e amarradas).
Depois de atravessarem uma atualização tipográfica sutil, os componentes da marca original foram isolados - logotipo (MIRADA), símbolo (chave) e assinatura (Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas) - e tornaram-se elementos independentes na identidade visual, flexibilizando o sistema, revitalizando sua imagem e facilitando aplicações mais desafiadoras. Paralelamente, seria possível originar diferentes grafismos por meio da repetição, rotação, espelhamento e tantas outras operações gráficas com a chave. Essas variações poderiam não só distinguir cada edição do festival como também evocar inquietações e temáticas de suas apresentações e atividades.
-
CATÁLOGO
Projeto gráfico e diagrmação: Estúdio Claraboia
Fluxo, produção, revisão e tradução: Mariana Marinho, Valmir Santos, Graziela Delalibera, Samantha Arana e Gabriel Dal Bó.SITE
Desenvolvimento: Mandelbrot (Andrei Thomaz, Filipe Davi, Marcos Marcelo e Vitor Andrioli)
Conteúdo digital: Juliana Pithon e Brenda Amaral -
SITE
BDA 2023 · Prêmio Brasileiro de Design | Bronze