Alegoria da Monografia
RENATA RIBAS
↣
2016
↣
RENATA RIBAS ↣ 2016 ↣
-
O objetivo deste projeto era criar um volume para expor a tese dissertativa, o processo construtivo e a própria obra "Alegoria da Monografia" da artista Renata Ribas. A obra consiste na produção de um novo texto construído a partir de excertos de outros três (pré-existentes, de autoria de Yukio Mishima, Fernando Pessoa e Edgar Allan Poe), com a intenção de construir uma alegoria do sujeito enamorado.
-
A partir da eleição dos temas centrais abordados, como paixão e erotismo, foram eleitos os materiais para a produção do volume. Uma lixa comum foi utilizada para revestir a capa, empurrando a experiência para a dimensão táctil e discutindo a ambiguidade de um sentimento que encanta mas machuca; três papeis diferentes foram escolhidos para destacar as três partes da publicação vistas através do corte – a tese, a obra e a obra decupada – dentre eles o papel manilha, usualmente empregado para embalar carne em açougues e peixarias. A autora insistia em empregar nos exemplares algum processo manual de reprodução pra que pudesse empenha-lo pessoalmente; uma vez que a escrita de próprio punho era inviável, optamos pela produção de um carimbo para cada página do novo texto, incluindo um elemento gestual entre as camadas de significado do projeto.
-
Tese e obra: Renata Ribas • Revisão: Lorena Travassos • Consultoria em produção gráfica: Walter Moreira • Impressão e montagem dos volumes: Gráfica Águia • Produção dos carimbos: Carimbos União • Impressão com carimbos: Renata Ribas
-
12º ADG Brasil · 12º Bienal Brasileira de Design Gráfico | Selecionado